sexta-feira, 30 de julho de 2010

Mistura de hidrogênio à gasolina melhora desempenho de carro

Mistura de hidrogênio à gasolina melhora desempenho de carro
Professor da Agronomia conseguiu aumentar de 11 para 20 quilômetros por litro o desempenho de seu carro com um equipamento desenvolvido e instalado por ele: um gerador eletrolítico de hidrogênio
Ana Lúcia Moura - Da Secretaria de Comunicação da UnB


Luiz Filipe Barcelos/UnB Agência
Com hidrogênio Oliveira passou a economizar gasolina
Um Fiat Strada 2007 sai da 214 Norte em direção ao Balão do Torto. A uma velocidade de 80 quilômetros por hora, segue pelo Eixão até o Balão do Aeroporto. De lá, repete o trajeto antes de voltar à 214 Norte. Quem dirige o carro é o professor Sebastião Alberto de Oliveira, do Departamento de Agronomia da Universidade de Brasília.
Ao parar o automóvel, ele saca do bolso papel e caneta e calcula o resultado: 20,9 quilômetros por litro de combustível. Comemora. O resultado é o melhor obtido desde que instalou no carro uma máquina montada por ele: um gerador eletrolítico de hidrogênio. O equipamento melhora a potência do motor, diminui o consumo de combustível e gera menos poluição. Sem ele, o gasto com gasolina pelo carro de Sebastião é de 1 litro para cada 11 quilômetros rodados.
A invenção não é exclusiva do professor. Pesquisadores da UnB e de outras universidades têm trabalhado em projetos de utilização do hidrogênio associado a outros combustíveis, mas o resultado alcançado por Sebastião surpreendeu outros pesquisadores da UnB. “É um resultado excelente”, afirma o professor Rafael Morgado, do curso de Engenharia da Faculdade UnB Gama, que trabalha há um ano em um projeto semelhante, mas ainda não testado em veículos.
COMO FUNCIONA - A máquina de Sebastião é composta basicamente por dois recipientes. Um deles, de vidro, contém água com sal. O outro, contém 17 placas de aço inox dispostas paralelamente e fica conectado à bateria do carro. A solução de água com sal sai por uma mangueira até chegar ao recipiente com as placas, onde é aquecido pela energia da bateria. A temperatura, que é de quase 100 graus Celsius, quebra as moléculas de hidrogênio contidas na solução e forma o gás hidrogênio, que segue para o motor do carro por outra mangueira. No motor, o gás se mistura ao combustível, que pode ser gasolina, álcool ou diesel. (veja ilustração abaixo).
Marcelo Jatobá/UnB Agência
Segundo Sebastião, a economia é causada por três motivos. O primeiro é que o hidrogênio é muito mais energético que a gasolina. Segundo, a expansão da água gerada também ocasiona aumento de potência do motor. Além disso, a água em alta temperatura causa limpeza das válvulas, velas, bicos, injetores, câmaras de combustão, que vão afetar o rendimento do carro. “É provável que, desses fatores, a limpeza da câmara de combustão seja o principal responsável pelo rendimento do motor”, acredita.
INFLAMÁVEL - O professor Rafael Morgado explica que o hidrogênio nessas experiências funciona como um catalisador. Em parceria com o professor Carlos Alberto Gurgel, da Engenharia Mecânica, ele está desenvolvendo um experimento parecido com o de Sebastião, mas estuda maneiras de controlar a saída do hidrogênio para tornar mais eficiente o resultado no carro, além de garantir mais segurança. “O hidrogênio é extremamente inflamável, por isso o controle é importante”, explica. Até o final do ano, ele vai instalar em seu Opala 1976 o gerador eletrolítico que está desenvolvendo.
Os equipamentos de Sebastião e Rafael podem ser utilizados em carros a gasolina, álcool ou diesel, mas nem todos têm espaço no motor para alojar a máquina. “A invenção não é novidade. O problema é a aplicabilidade e otimização do sistema em função dos tipos de carros”, explica. Ele explica também que o rendimento depende da velocidade, da amperagem e da concentração de hidrogênio. Mas o professor Carlos Alberto Gurgel alerta para os cuidados que o experimento exige. “O manuseio do hidrogênio exige conhecimento científico e experiência. Em meu laboratório, por exemplo, já houve duas explosões”, revela.
SUCATAS - Além de reduzir o consumo de gasolina e ser menos poluente, o gerado eletrolítico ainda é produzido a partir de sucatas. As placas, por exemplo, são sobras das lojas que vendem esse produto. O professor junta os restos e o técnico Edílson dos Santos Pereira, responsável pela oficina mecânica do Instituto de Física, corta no formato necessário em suas horas vagas. “Sem a ajuda dele, teria sido muito difícil executar o trabalho”, elogia.
A construção do gerador de hidrogênio nasceu da insistência do professor em desenvolver maneiras de tornar seu próprio carro mais econômico. A cada 15 dias ele vai ao Sul de Tocantins, onde tem uma fazenda e o consumo de gasolina pesava no bolso. Foi quando começou as pesquisas, em novembro de 2008.
Até chegar ao modelo atual de gerador de hidrogênio, ele testou vários outros. O primeiro eram dois tubos, um dentro do outro, mergulhados na solução de água com sal. “Fui observando os problemas e aprimorando o projeto”, conta. O professor continua experimentando outras alternativas que possam melhorar o resultado no carro, como aumentar o número de furos nas placas de aço inox.

12 comentários:

  1. Se esse sistema já estivesse disponível no mercado iria fazer o preço dos combustíves despencar. O consumo baixo, gera economia para o bolso e prejuízo para donos de postos.
    Eu seria um dos adeptos a nova idéia!!!

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  2. pois bem, instalei o gerador de hidrogenio(trabalha com 13 amperes e meio litro de hidrogenio por minuto) Meu carro Palio Weekend 1.6 16 valvulas. Esta economizando 16 por cento por km e R$0,06 (25 pct). Dizem que é pouco sera que devo instalar um similador de sonda lambda para o hidrogenio sendo que o GNV ja tem um emulador de sonda lambda? ugolino676@hotmail.com

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  3. A maioria dos carros faz 20 km l, se andar em uma estrada sem subidas, sem transito, sem vento, a uma velocidade constante de 80 km h uma strada vai fazer 20 com litro com certeza

    Tenho um verona carburado motor a álcool original, a 80 hoje faz 15, a 100 faz 12, a uns 15 anos atras a 80 fazia 17,3, apostei com um amigo, peguei uma garrafa de coca cola, coloquei 2 litros, saímos , rodamos aproximadamente 10 km, fizemos os cálculos e deu 17,3

    Tem que avisar para ele que existe o kit para caminhões, é bem maior, o sistema é o mesmo, é só ele colocar um alternador maior, uma bateria de caminhão e esse kit, já que o carro dele teve uma economia de uns 25% com um kit de carro, com o de caminhão que é no minimo 5 vezes mais potente, ele vai ter que fazer um furo para soltar o excesso...

    Gente é golpe do vigário, pelo amor de Deus não caiam na ladainha de gente como esse safado ai, a quatro rodas testou e não deu 0,1% de economia, outras revistas testaram, já existem varias matérias desvendando a farsa, tem neguinho acreditando na teoria da conspiração, outros dizendo que a petrobras não deixa, outros que é caro patentear, milhares de desculpas e nenhum teste em dinamômetro ou oficial que deu algum resultado, sejam coerentes, não joguem dinheiro no lixo

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    1. eu tambem tenho um verona a alcool faz 8 a10 km na cidade e 16 a18 na estrada livre verona bem regulado e economico eu comprei um kit hhd ainda nao instalei ainda para ele funciona tem que ta bem instalado depois que eu instala o kit vou diminui a quantidade de alcool ai passa fica enconomico ainda mais espero fazer ums 25 km a mais se deus quizer vai fica bom

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    2. eu tambem tenho um verona a alcool faz 8 a10 km na cidade e 16 a18 na estrada livre verona bem regulado e economico eu comprei um kit hhd ainda nao instalei ainda para ele funciona tem que ta bem instalado depois que eu instala o kit vou diminui a quantidade de alcool ai passa fica enconomico ainda mais espero fazer ums 25 km a mais se deus quizer vai fica bom

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  4. Comprei um kit desses pela internet, muito bem feito por sinal. Depois de instalar no meu carro que é 1.0 só consegui mesmo encher umas bexigas e solta-las ao céu para a diversão do meu filho. Apesar de nunca acreditar nesse "milagre" e também de não duvidar, resolvi adquirir. Esses kits não funcionam para o que se propõe. Se você fizer uma busca mais detalhada além do gerador de hidrogênio, vai encontrar um tal de ímã de reorganizar combustível na mangueira de alimentação. Mas, na minha montagem e testes acabei descobrindo que se você tiver uma ventuinha turbo blaster master hiper foda de jogar pressão de ar no coletor, vai funcionar. Aí refazendo alguns cálculos cientificos, acabei por inventar o modulo de não sei das quantas que atrai espíritos que ajudam a levitar o peso do carro, bastando para isso apenas que se acenda uma vela da cor do carro de preferência. E não adianta dizer que sou isso ou aquilo, alienado da Petrobras e blá blá blá, para se ter uma idéia, nem na Dilma eu votei. Tem um cara que ta com mais de mil vendas no Mercado Livre do kit dele que custa em média R$750,00. Faça as contas. Tô pensando em cortar uns pedaços de aço inox e acrílico e rachar de ganhar dinheiro. Abraços, em breve vou postar os vídeos que fiz do meu Super hiper mega max gerador de hidrogênio. REPITO, funciona, só não economiza nada. Se quiser economizar combustível a dica é: Deixe o possante na garagem e faça uma caminhada ou vá na magrela, 100% garantido.

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  5. no meu caso funcionou tenho uma economia de 40%

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  6. no meu caso funcionou tenho uma economia de 40%

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  7. instalei num monza gnv, economizando 20 por cento,

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  8. instalei na minha hilux 2004 diesel com bomba ele gera 3lts por minuto ela passou de seus 10km\L para 16.5km\L estou satisfeito. so que a instalação tem vários detalhes para gerar certo...

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  9. Usar água com Ph acima de 9 aí não preta água

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  10. o brasileiro é idiota nao estura e quer falar de tecnologia. para com isso seus conspiradores.

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