sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Óleo de macaúba pode baratear a produção de biodiesel

Óleo de macaúba pode baratear a produção de biodiesel
Pesquisa desenvolvida na UnB será apresentada no IV Workshop Internacional sobre Bioenergia e Meio Ambiente, na Bahia

Cecília Lopes - Da Secretaria de Comunicação da UnB

 Tamanho do Texto

Na próxima segunda-feira, 9 de agosto, começa o IV Workshop Internacional sobre Bioenergia e Meio Ambiente, em Salvador, Bahia. No segundo dia de encontro, Paulo Anselmo Suarez, coordenador do curso de Química Tecnológica da UnB, mostrará uma nova tecnologia para a produção de biodiesel utilizando como matéria prima o óleo de macaúba. “A produção de biodiesel fica cara por conta da matéria prima utilizada. Vamos mostrar uma forma de fazer o combustível com matéria prima abundante no Centro-Oeste”, explica Suarez.
A técnica está sendo desenvolvida pelo aluno de doutorado Melquizedeque Alves, do Instituto de Química da UnB. Ele ainda tem um ano e meio para concluir o curso, mas testes feitos durante os últimos seis meses revelaram que a nova tecnologia é eficaz para baratear a produção de biodiesel. “A soja é a matéria prima mais utilizada, mas sabemos que para ter a soja precisamos plantar e isso sai caro”, explica Alves. "Ainda não sabemos o quanto será mais barato porque deveríamos fazer um estudo específico para isso, mas temos certeza que ficará bem mais barato", completa Suarez.
Além da matéria prima, o processo de produção de biodiesel com óleo de macaúba também é diferente. Com a soja ocorre a transesterificação – uma reação química entre o óleo de soja, um álcool e um catalisador, como por exemplo a soda cáustica. Já o biodiesel com óleo de macaúba passa pela esterificação – outra reação química que utiliza o óleo de macaúba, um álcool e o catalisador, que neste caso é um metal, o cádmio. “O catalisador diferente é a nova tecnologia nesse processo de preparação”, explica Suarez.
Os processos diferentes de preparação ocorrem porque o óleo de macaúba é mais ácido que o de soja. Para ter a mesma qualidade de biodiesel, com uma matéria prima barata, é preciso modificar o processo de preparação do combustível. “Cada tipo de óleo precisa de uma tecnologia diferente para obter o biodiesel de boa qualidade”, explica Alves.
O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos, a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas.

Um comentário:

  1. meeu trabalho de recuperaçãao do ano 1°f
    http://www.youtube.com/watch?v=yMb0ikNygD8&feature=youtube_gdata

    ResponderExcluir