quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ciência estuda caju no combate ao câncer
Pesquisa feita na UnB revela propriedades terapêuticas de óleo da castanha contra a doença
Fabiana Vasconcelos

Da Secretaria de Comunicação da UnB
Apoena Pinheiro/UnB Agência
A descoberta de medicamentos mais eficientes e baratos para tratamento do câncer pode vir de uma fruta típica da região Nordeste, o caju. Foi o que demonstrou a dissertação de mestrado do químico Wellington Alves Gonzaga, defendida na Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da Universidade de Brasília (UnB), sob orientação da professora Maria Lucilia dos Santos.
Gonzaga sintetizou moléculas a partir do óleo encontrado na castanha, que geralmente é descartado pelas indústrias após a torrefação ou vendido para empresas no exterior a preços irrisórios. Das quatro substâncias que compõem o líquido, ele se deteve em duas, o ácido anacárdico e o cardanol.
Esses componentes e seus derivados foram avaliados quanto ao potencial de ação na morte de linhagens de células tumorais. Cinco substâncias se mostraram mais efetivas em relação ao câncer de boca e, outras cinco, quanto ao câncer de mama. Desses dez compostos, sete apresentaram atividade em 24 horas e, as demais, em 48 horas.
“O espectro de fármacos que podem ser feitos é muito grande. Como o caju é abundante e barato, os preços poderiam ser mais acessíveis”, afirma o pesquisador, que desenvolveu parte das pesquisas no Instituto de Química e parte no Laboratório de Farmacologia Molecular, da Faculdade de Ciências da Saúde.
Essa redução de valor, ainda sem condições de ser dimensionada, beneficiaria principalmente a população de baixa renda, que depende da rede pública de saúde para adquirir remédios de alto custo. Um medicamento contra tumor de mama aprovado recentemente para comercialização no Brasil, por exemplo, custa cerca de R$ 4.500, valor correspondente a um caixa para 14 dias de tratamento.
REAÇÕES - A idéia de chegar a um produto final a partir do caju precisa percorrer um longo trajeto e depende de novas pesquisas em torno dos dados já alcançados. Mesmo assim, o caminho já foi aberto e deve prosseguir. “Vamos repetir os testes devido à relevância das informações”, afirma o químico. Essa etapa deve ter o apoio da professora Andréa Barretto Motoyama, do Curso de Ciências Farmacêuticas, que participou dessa fase do estudo.
Vencida essa fase, haverá análises de toxidade e da ação em relação às células sadias do corpo. Quanto menor a interferência nelas, menores as chances de que um possível medicamento cause reações adversas. “Precisamos de mais estudos para conhecer o mecanismo de ação das moléculas”, diz.
Gonzaga defende a elevação de investimentos no setor para que as universidades possam cumprir com mais propriedade seu papel de levar benefícios para a sociedade. “Se o Brasil incentivasse mais a pesquisa, teríamos muita produção de ponta”, afirma. O químico pretende, agora, continuar os estudos no doutorado com a análise do óleo da castanha do caju para a produção de protetores solares.
O caju, além de ser fonte de vitamina C na alimentação, tem se mostrado uma excelente fonte de pesquisa para a área farmacêutica. A literatura registra ação antiinflamatória, antioxidante, aplicações em terapias contra excesso de peso, úlcera e até impotência sexual a partir de moléculas naturais ou sintéticas. Um outro estudo do grupo feito na UnB também demonstrou propriedades fotoprotetoras, o que levou à solicitação de patente em conjunto com os parceiros do estudo, a Universidade Católica de Brasília (UCB) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisa recebeu, em 2004, o prêmio especial do Congresso Brasileiro de Cosmetologia.
Embora os cajueiros sejam uma constante na paisagem cearense, o maior produtor de castanha de caju é a Índia. A árvore é encontrada, ainda, em países de clima tropical, como Moçambique, Quênia, Vietnã, Guiné e Tanzânia.
CURIOSIDADE
As substâncias bioativas derivadas do óleo da casca da castanha do caju são, em geral, produzidas por meio de processos envolvendo modificação química dos seus componentes naturais.
CONTATO

Wellington Alves Gonzaga pelo e-mail quimica2001br@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário